Potencialidades da Utilização de Podcasting em Língua Estrangeira para a Aprendizagem da Oralidade: uma Revisão da Literatura

  • Regina Canelas Universidade de Aveiro
Palavras-chave: podcast, língua estrangeira, produção oral, compreensão oral, portabilidade

Resumo

Num mundo globalizado onde temos pouco tempo para aceder à informação e ao conhecimento, o podcast surge como uma alternativa viável, prática, com custos quase nulos e também como uma metodologia de ensino-aprendizagem bastante motivadora, que proporciona ao aluno um papel ativo na construção do saber, saindo do padrão de mero consumidor para ser também produtor de informação online. Pretende-se com este trabalho apurar das potencialidades desta ferramenta na aquisição de competência comunicativa numa língua estrangeira. A uma contextualização teórica da temática, segue-se uma revisão da literatura acerca do uso de podcasts em contexto educativo, apresentando alguns estudos realizados nos últimos anos, com diferentes finalidades: produção oral ou compreensão oral. A análise dos estudos permitiu verificar que esta ferramenta traz um fator motivacional acrescido e proporciona a melhoria da aprendizagem de uma língua estrangeira. No entanto, várias questões ficam em aberto, abrindo portas para estudos futuros.

Publicado
2012-08-30
Como Citar
Canelas, R. (2012). Potencialidades da Utilização de Podcasting em Língua Estrangeira para a Aprendizagem da Oralidade: uma Revisão da Literatura. Indagatio Didactica, 4(3), 45-64. https://doi.org/10.34624/id.v4i3.4199
Secção
Tecnologias da informação em educação