Potencialidades da Utilização de Podcasting em Língua Estrangeira para a Aprendizagem da Oralidade: uma Revisão da Literatura
Resumo
Num mundo globalizado onde temos pouco tempo para aceder à informação e ao conhecimento, o podcast surge como uma alternativa viável, prática, com custos quase nulos e também como uma metodologia de ensino-aprendizagem bastante motivadora, que proporciona ao aluno um papel ativo na construção do saber, saindo do padrão de mero consumidor para ser também produtor de informação online. Pretende-se com este trabalho apurar das potencialidades desta ferramenta na aquisição de competência comunicativa numa língua estrangeira. A uma contextualização teórica da temática, segue-se uma revisão da literatura acerca do uso de podcasts em contexto educativo, apresentando alguns estudos realizados nos últimos anos, com diferentes finalidades: produção oral ou compreensão oral. A análise dos estudos permitiu verificar que esta ferramenta traz um fator motivacional acrescido e proporciona a melhoria da aprendizagem de uma língua estrangeira. No entanto, várias questões ficam em aberto, abrindo portas para estudos futuros.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0