Comics and teaching/learning the mother tongue

Palavras-chave: Língua Materna, Ensino/aprendizagem, Abordagem transversal, Competências, Banda desenhada

Resumo

O ensino/aprendizagem da Língua Materna é um processo complexo, com repercussões em vários domínios: sucesso escolar, qualificação profissional e exercício de uma cidadania ativa e crítica.

Estas suas finalidades requerem que seja abordado de uma forma transversal, centrando-se no desenvolvimento de competências, nomeadamente as que se relacionam com a comunicação (termo normalmente associado à comunicação verbal, particularmente na sua versão escrita).

Contudo, a comunicação verbal recorre igualmente a elementos não-verbais, como imagens, que as pessoas também precisam de aprender a “ler”. É do senso comum acreditar-se que é sempre mais fácil compreender uma mensagem veiculada através de imagens do que quando se usa palavras. No entanto, há muitos adultos que não são capazes de ler imagens.

Deste modo, a banda desenhada tem o seu lugar na aula de língua materna. Pode ser usada como um recurso, um material didático. Pode ser estudada como um conteúdo, surgindo como um tipo/género textual. Pode ser abordada como uma linguagem, dotada de características específicas. A sua exploração pode também contribuir para o desenvolvimento de competências em comunicação verbal (nomeadamente no domínio da compreensão na leitura) e não-verbal.

Para além disso, a banda desenhada pode converter-se no produto de um projeto a desenvolver nas aulas, partindo do princípio de que esta metodologia contribui para reduzir a distância entre a escola e a vida quotidiana. Deste modo, o seu estudo poderá também contribuir para o desenvolvimento de competências relacionadas com a autonomia e o trabalho em equipa, tão importantes na sociedade moderna.

Publicado
2012-11-30
Como Citar
Sá, C. (2012). Comics and teaching/learning the mother tongue. Indagatio Didactica, 4(4), 85-96. https://doi.org/10.34624/id.v4i4.4184
Secção
Outros olhares