Comics and teaching/learning the mother tongue
Resumo
O ensino/aprendizagem da Língua Materna é um processo complexo, com repercussões em vários domínios: sucesso escolar, qualificação profissional e exercício de uma cidadania ativa e crítica.
Estas suas finalidades requerem que seja abordado de uma forma transversal, centrando-se no desenvolvimento de competências, nomeadamente as que se relacionam com a comunicação (termo normalmente associado à comunicação verbal, particularmente na sua versão escrita).
Contudo, a comunicação verbal recorre igualmente a elementos não-verbais, como imagens, que as pessoas também precisam de aprender a “ler”. É do senso comum acreditar-se que é sempre mais fácil compreender uma mensagem veiculada através de imagens do que quando se usa palavras. No entanto, há muitos adultos que não são capazes de ler imagens.
Deste modo, a banda desenhada tem o seu lugar na aula de língua materna. Pode ser usada como um recurso, um material didático. Pode ser estudada como um conteúdo, surgindo como um tipo/género textual. Pode ser abordada como uma linguagem, dotada de características específicas. A sua exploração pode também contribuir para o desenvolvimento de competências em comunicação verbal (nomeadamente no domínio da compreensão na leitura) e não-verbal.
Para além disso, a banda desenhada pode converter-se no produto de um projeto a desenvolver nas aulas, partindo do princípio de que esta metodologia contribui para reduzir a distância entre a escola e a vida quotidiana. Deste modo, o seu estudo poderá também contribuir para o desenvolvimento de competências relacionadas com a autonomia e o trabalho em equipa, tão importantes na sociedade moderna.
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