Avaliação online das Aprendizagens na Licenciatura em Gestão de Negócios na Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique): do diagnóstico da situação à apresentação de uma proposta de intervenção

  • Castelo Maluleque Universidade Eduardo Mondlane, Centro de Ensino a Distância
  • Nilza Costa CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0002-1707-9697
Palavras-chave: Ensino Superior, Educação a Distância, Avaliação online das aprendizagens, E-assessment, Curso de Licenciatura em Gestão de Negócios da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique)

Resumo

O Ensino Superior (ES) em Moçambique não tem conseguido responder a vários problemas nacionais: falta de vagas relativamente à procura; necessidade de formar Licenciados num País com uma enorme dispersão geográfica; reduzido número de Instituições de ES. A política governamental tem assim incentivado fortemente o desenvolvimento da Educação a Distância (EaD), nomeadamente em ambientes online. Respondendo a estes incentivos a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) criou, em 2008, o primeiro Curso de EaD online, o Curso de Licenciatura em Gestão de Negócios (LGN). Os desafios colocados aos atores envolvidos nesta iniciativa, assim como a falta de estudos de investigação no País, justificam este estudo.

O estudo teve como principais objetivos: (a) compreender constrangimentos que a implementação do Curso de LGN online suscitou quanto ao processo de avaliação e (b) desenvolver uma proposta promotora de práticas de avaliação das aprendizagens com impacto positivo nas mesmas.

Para a consecução do objectivo (a) desenvolveu-se um estudo de natureza exploratória, envolvendo a realização de nove entrevistas e de análise documental, no contexto da implementação da 1ª edição do Curso (Turma 0). Os dados recolhidos foram sujeitos a análise descritiva e estatística simples. Para a construção da proposta (objetivo (b)) teve-se em conta os resultados encontrados, a revisão de literatura e o contexto em que o Curso se desenvolve.

Os resultados apontam para uma assinalável discrepância nas práticas de avaliação online relativamente ao que está regulamentado e ao que a literatura sugere. Estes resultados sustentaram o desenvolvimento de uma proposta alternativa para as práticas de avaliação.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2012-11-30
Como Citar
Maluleque, C., & Costa, N. (2012). Avaliação online das Aprendizagens na Licenciatura em Gestão de Negócios na Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique): do diagnóstico da situação à apresentação de uma proposta de intervenção. Indagatio Didactica, 4(4), 62-84. https://doi.org/10.34624/id.v4i4.4181
Secção
Avaliação em educação