Avaliação de uma formação de professores de ciências em Quadros Interativos em regime de bLearning

Palavras-chave: Avaliação, bLearning, Colaboração, Formação de Docentes, Quadros Interativos

Resumo

Este artigo insere-se num estudo de caso que incide na avaliação da exploração/adoção de estratégias na formação em Quadros Interativos de docentes das áreas disciplinares de ciências (Biologia e Geologia, Matemática e Física e Química). Esta formação realizou-se em regime de bLearning, na Escola Secundária com 3º Ciclo da Mealhada. Esta formação teve como objetivos incentivar a utilização dos Quadros Interativos no desenvolvimento de competências transversais e específicas dessas áreas disciplinares e contribuir para a definição de estratégias conducentes a uma utilização apropriada, inovadora e eficaz destes equipamentos tecnológicos no processo de ensino e de aprendizagem. Em termos investigativos, foram aplicados dois questionários, antes e após a implementação da formação para recolher informação sobre os conhecimentos e competências dos formandos na utilização dos Quadros Interativos e das Tecnologias da Informação e da Comunicação em contexto de sala de aula. De uma forma geral, esta formação foi uma mais-valia, pois permitiu aos docentes adquirir competências nas Tecnologias da Informação e da Comunicação, essencialmente, no uso apropriado do Quadro Interativo.

Publicado
2012-11-30
Como Citar
Folhas, R., Pombo, L., & Loureiro, M. (2012). Avaliação de uma formação de professores de ciências em Quadros Interativos em regime de bLearning. Indagatio Didactica, 4(4), 41-61. https://doi.org/10.34624/id.v4i4.4175
Secção
Tecnologias da informação em educação