TIC e desenvolvimento de competências em trabalho colaborativo na formação em didática de línguas

  • Cristina Manuela Sá LEIP, CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0002-8768-661X
  • Maria João Macário LEIP, CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: TIC, Trabalho colaborativo, Formação de professores, Didática de línguas, fóruns de discussão online

Resumo

As mudanças inerentes à era digital trouxeram à Educação uma renovação das abordagens de ensino/aprendizagem, que exige professores com competências no manuseamento das TIC e na sua utilização autónoma e consciente. A formação inicial deverá preparar os futuros profissionais de Educação para esta realidade.

Neste artigo, propomo-nos apresentar uma experiência realizada na formação inicial de professores de língua portuguesa, em que se recorreu ao uso das TIC. Os estudantes utilizaram plataformas da net, motores de busca e fóruns de discussão online, para procurar informação, a tratarem e a discutirem com os pares, de modo a colaborar e a construir conhecimento didático.

A análise do programa da unidade curricular revelou que o uso das TIC é valorizado para a consecução das suas metas.

Particularmente, com a utilização de fóruns de discussão online, pretendia-se ajudar a conceber soluções para problemas a resolver, discuti-las e, assim, refletir sobre elas e tirar ilações possíveis para uma futura prática profissional. Os resultados revelaram alguma resistência em colaborar, que é necessário contrariar, através da promoção desta modalidade de trabalho, para que os futuros profissionais de Educação a valorizem e a adotem na sua profissão futura.

Publicado
2014-01-07
Como Citar
Sá, C., & Macário, M. (2014). TIC e desenvolvimento de competências em trabalho colaborativo na formação em didática de línguas. Indagatio Didactica, 6(1), 480-503. https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4142
Secção
Tecnologias da informação em educação