A Recepção da Produção Audiovisual na Educação Universitária

  • Suyanne Souza Instituição Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Francisco Mallmann Instituição Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Palavras-chave: Comunicação, Educação, Recepção, Ciberespaço, Mídia

Resumo

O presente artigo identifica de que maneira o estudante universitário se apropria de materiais audiovisuais no seu percurso acadêmico. Comunicação e Educação são duas áreas do conhecimento que se relacionam de forma intensa, num fluxo incessante e difícil de delimitar. As atuais circunstâncias educacionais e tecnológicas já não compreendem um ambiente hierarquizado, fixo e centralizado de apreensão e produção de conhecimento. A convergência midiática e a interface entre diferentes áreas do conhecimento constroem um espaço de interação e contato que disponibiliza ao indivíduo recursos não lineares de estudo e aprendizagem. As vídeo aulas são um dos recursos que compõe o campo audiovisual a que estão disponíveis aos estudantes em diversas plataformas distintas. São utilizadas na pesquisa como um recurso educativo e como a relação entre os meios de comunicação e o ambiente universitário. As informações e dados obtidos são resultados de uma pesquisa qualitativa que se deu por meio de grupo focal, em que os estudantes debatiam e refletiam sobre três diferentes formatos de videoaulas a que tiveram acesso. A pesquisa revela que a forma de se relacionar com os materiais audiovisuais entre os estudante é comum: eles buscam por materiais audiovisuais no ciberespaço de acordo com suas especificidades e necessidades, e procuram por objetos atrativos e rápidos. As inovações tecnológicas passaram a criar novos significados e novas práticas educacionais. Precisa-se entender que as novas formas de tecnologias educacionais e intelectuais propõe uma maneira distinta de acesso à informação, de raciocínios e de conhecimento.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2014-01-07
Como Citar
Souza, S., & Mallmann, F. (2014). A Recepção da Produção Audiovisual na Educação Universitária. Indagatio Didactica, 6(1), 441-458. https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4136
Secção
Tecnologias da informação em educação