Metodologias ensino-aprendizagem suportadas em TC: perspetiva do estudante do ensino superior

  • Dora Simões CETAC.MEDIA - Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação, ISCA, Universidade de Aveiro
  • Margarida M. Pinheiro CIDTFF, ISCA, Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0001-8027-2214
Palavras-chave: metodologias ensino-aprendizagem, estudantes, TC, estilos de aprendizagem, elearning

Resumo

O presente trabalho pretende contribuir para a discussão sobre a forma como a implementação de metodologias ativas e colaborativas associadas às Tecnologias de Comunicação (TC), produzem implicações na construção do conhecimento nas instituições de ensino superior. Especificamente, pretendemos explorar de que forma: (1) ambientes colaborativos decorrentes do uso de TC levam os estudantes a um envolvimento ativo no processo de aprendizagem, (2) as ferramentas colaborativas ao nível do trabalho de grupo influenciam a regulação das aprendizagens pelos próprios estudantes e (3) a utilização de elementos próximos dos que são percebidos pelos estudantes como fazendo parte da sua atividade profissional futura, os leva a diferentes posturas de aprendizagem. Partindo de um ambiente específico que faz uso de várias aplicações colaborativas, a recolha de dados foi realizada com base em questionários. O estudo foi repetido em dois anos consecutivos, seguindo estudantes que frequentaram uma mesma unidade curricular. À luz das questões formuladas, os resultados parecem confirmar que a natureza colaborativa das aprendizagens conduz o estudante a uma maior participação e a uma presença mais ativa durante o processo, tanto mais dinâmicas quanto as tarefas desenvolvidas envolverem componentes empíricas. Mais, os estudantes parecem identificar a necessidade de regularem a sua própria aprendizagem, reforçando a questão da planificação e regulação das atividades colaborativas promovido pelas TC. Por fim, o estudo lança a ideia de que a utilização de elementos próximos dos que são percebidos pelos estudantes como fazendo parte da sua atividade profissional futura, leva-os a uma postura mais comprometida de aprendizagem.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2014-01-07
Como Citar
Simões, D., & Pinheiro, M. (2014). Metodologias ensino-aprendizagem suportadas em TC: perspetiva do estudante do ensino superior. Indagatio Didactica, 6(1), 421-440. https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4133
Secção
Tecnologias da informação em educação