ActivMathComp – Matemática Ativa com Computador no Ensino Superior

  • Sandra Gaspar Martins Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
  • Vítor Duarte Teodoro Universidade Nova de Lisboa
Palavras-chave: Matemática, Aprendizagem ativa, Computador, Tecnologia, Ensino Superior

Resumo

O ActivMathComp é uma abordagem de ensino da Análise Matemática1/Cálculo1 (AM1), em aulas teórico-práticas, a alunos de Engenharia que tem como base:

  • Nas aulas, os alunos estão ativos e colaboram entre si;
  • O computador é incluído como ferramenta computacional, de interação, de avaliação e de comunicação, quer nas aulas quer fora delas.
  • Os alunos utilizam Documentos Digitais Interativos;
  • Os alunos exploram os conceitos tendo em vista uma compreensão profunda;
  • Os alunos contactam com as aplicações da matemática;
  • Os alunos têm frequentes mini-testes com feedback imediato num Sistema de Gestão da Aprendizagem;
  • A relação professor/aluno assenta na confiança, compreensão mútua e no envolvimento dos estudantes na sua própria aprendizagem.

Esta abordagem foi concebida e aplicada a uma turma de alunos que se voluntariaram para participar comprometendo-se a trazer o seu portátil pessoal para todas as aulas. Foi realizado um estudo quasi-experimental para comparar esta turma com as outras turmas de AM1.

Os alunos do ActivMathComp obtiveram melhores notas e melhores taxas de aprovação que os alunos das outras turmas. Muitas possibilidades de enviesamento foram estudadas, descartando-se quase todas. A avaliação que os participantes fizeram do ActivMathComp foi muito positiva.

Publicado
2014-01-07
Como Citar
Martins, S., & Teodoro, V. (2014). ActivMathComp – Matemática Ativa com Computador no Ensino Superior. Indagatio Didactica, 6(1), 396-420. https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4130
Secção
Tecnologias da informação em educação