Aplicação do conceito de B-Learning na formação inicial de enfermeiros: análise do desenvolvimento de uma unidade curricular

  • João Veiga ui&de, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
  • Miguel Serra ui&de, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Palavras-chave: B-Learning, VLE, Bioética, Ensino de enfermagem

Resumo

O desenvolvimento de tecnologias da comunicação favoreceu, nas últimas duas décadas, o advento de novas modalidades de práticas educativas. Uma destas formas, tecnicamente designada como “Blended Learning”, integra práticas clássicas, de ensino presencial, com práticas mais inovadoras, de ensino à distância.

Este trabalho tem como objectivo conhecer o impacto das estratégias de B-Learning na motivação e satisfação dos estudantes a frequentar a opção de “Introdução à Bioética”, no âmbito do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa.

Metodologicamente procedeu-se à recolha de informação através de um questionário inicial de avaliação diagnóstica, e de quatro questionários de avaliação final, respondidos online, que permitiram avaliar diferentes parâmetros, como o desempenho do docente, os conteúdos, a metodologia, a organização e a avaliação.

Da análise dos resultados conclui-se que os aspectos metodológicos assumem uma relevância determinante no planeamento, desenvolvimento e avaliação de uma unidade curricular, mesmo quando a motivação possa estar potencialmente comprometida por não se tratar da opção inicialmente pretendida, para além de que, neste caso particular, o recurso ao B-Learning se mostrou como uma forma eficaz de envolver activamente os estudantes no desenvolvimento da unidade curricular.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2014-01-07
Como Citar
Veiga, J., & Serra, M. (2014). Aplicação do conceito de B-Learning na formação inicial de enfermeiros: análise do desenvolvimento de uma unidade curricular. Indagatio Didactica, 6(1), 379-395. https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4124
Secção
Tecnologias da informação em educação