O uso das TIC na promoção do pensamento crítico de Futuros Professores

Palavras-chave: Pensamento Crítico, TIC, Formação de Professores, Didática das Ciências

Resumo

O pensamento crítico (PC), como tem sido abundantemente investigado nos últimos 30 anos, é uma das finalidades da educação em geral, estando ligado a competências a promover em diferentes níveis de ensino, incluindo no Ensino Superior. Na formação de professores e na unidade curricular de Didática das Ciências da Universidade de Aveiro tem havido essa preocupação. Para tal, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a dinamização de comunidades virtuais de aprendizagem têm tido um papel relevante e uma crescente utilização.

Neste quadro, far-se-á uma descrição do modo como se procurou implementar as TIC rentabilizando as suas potencialidades na promoção do PC de 34 mestrandos de dois anos letivos consecutivos. Com uma natureza mista, a investigação envolveu diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados, como por exemplo o Teste de PC de Cornell (nível X). Os dados obtidos com este instrumento foram tratados estatisticamente e todos os outros que foram obtidos, por exemplo no âmbito das interações nas comunidades virtuais, foram sujeitos a análise de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem que, pese embora as dificuldades iniciais, nomeadamente em responder com qualidade a algumas das atividades e tarefas propostas, inclusive de avaliação, os mestrandos evidenciaram uma melhoria gradual no seu potencial de PC. As TIC, no contexto da Didática das Ciências, afiguraram-se como recursos que, se utilizadas com intencionalidade e explicitamente com esse propósito, podem ser um recurso eficaz para promover o PC de futuros professores do Ensino Básico.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2014-01-07
Como Citar
Vieira, R. (2014). O uso das TIC na promoção do pensamento crítico de Futuros Professores. Indagatio Didactica, 6(1), 363-378. https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4121
Secção
Tecnologias da informação em educação