Formação de professores para o EaD: caso IPLeiria

  • Nelson Jorge Instituto Politécnico de Leiria
  • Manuela Francisco Instituto Politécnico de Leiria
  • Carina Rodrigues Instituto Politécnico de Leiria
  • Rita Cadima Instituto Politécnico de Leiria
Palavras-chave: formação docente, e-learning, e-tutoria, ensino superior

Resumo

A criação de oferta formativa numa modalidade de ensino a distância (EaD) trouxe novos desafios a uma instituição organizada para um ensino presencial e que teve de iniciar um caminho para se adaptar a esta nova realidade sem perder a qualidade das suas formações. A Unidade de Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) criou em 2008 o curso de e-Tutores com o objetivo de dotar os futuros professores EaD de competências para prepararem e lecionarem uma unidade curricular EaD. Estes 6 anos de experiência no EaD permitiram ao IPLeiria solidificar práticas e procedimentos a nível pedagógico, organizacional e tecnológico. Com 5 licenciaturas e 3 mestrados oferecidos na modalidade a distância, o IPLeiria já formou cerca de um terço dos seus professores capacitando-os para atuarem nesta modalidade.

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Publicado
2014-01-07
Como Citar
Jorge, N., Francisco, M., Rodrigues, C., & Cadima, R. (2014). Formação de professores para o EaD: caso IPLeiria. Indagatio Didactica, 6(1), 343-362. https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4118
Secção
Tecnologias da informação em educação