Formação de professores para o EaD: caso IPLeiria
Resumo
A criação de oferta formativa numa modalidade de ensino a distância (EaD) trouxe novos desafios a uma instituição organizada para um ensino presencial e que teve de iniciar um caminho para se adaptar a esta nova realidade sem perder a qualidade das suas formações. A Unidade de Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) criou em 2008 o curso de e-Tutores com o objetivo de dotar os futuros professores EaD de competências para prepararem e lecionarem uma unidade curricular EaD. Estes 6 anos de experiência no EaD permitiram ao IPLeiria solidificar práticas e procedimentos a nível pedagógico, organizacional e tecnológico. Com 5 licenciaturas e 3 mestrados oferecidos na modalidade a distância, o IPLeiria já formou cerca de um terço dos seus professores capacitando-os para atuarem nesta modalidade.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0