Impactos associados ao uso de tecnologias da comunicação em contextos de aprendizagem: a perceção e a influência do género nos estudantes do ensino superior português

  • Nídia Salomé Morais CI&DETS, Instituto Politécnico de Viseu (ESEV)
  • João Batista CETAC.MEDIA, ISCA, Universidade de Aveiro
  • Fernando Ramos CETAC.MEDIA, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Ensino Superior, Tecnologias da Comunicação, Aprendizagem, Estudantes, Género

Resumo

Neste artigo apresentam-se e discutem-se alguns dos resultados obtidos no âmbito de uma investigação que teve como objetivo principal identificar e caracterizar o uso que os estudantes do Ensino Superior Público Português (ESPP) fazem das Tecnologias da Comunicação (TC) para suporte à aprendizagem, com especial enfoque na dimensão do género. Para a prossecução dos objetivos propostos, desenvolveu-se um estudo de âmbito nacional, de cariz descritivo e exploratório e optou-se pela disponibilização de um questionário online para a recolha de dados. No âmbito do presente artigo, contextualiza-se o estudo, apresentam-se os objetivos e as opções metodológicas, bem como alguns dos resultados obtidos, especificamente os que dizem respeito aos impactos associados ao uso de TC em contexto de aprendizagem e à influência do género na perceção desses impactos. Os resultados obtidos sugerem que um dos impactos mais referidos pelos participantes é o facto de o uso de TC em contextos de aprendizagem lhes ter permitido o desenvolvimento de novas competências tecnológicas, bem como lhes ter facilitado a construção das suas aprendizagens e o acesso a conteúdos que de outra forma não conseguiriam aceder. A variável género parece ter influência na perceção de alguns dos impactos associados ao uso de TC no suporte à aprendizagem, sendo que o sexo feminino perceciona, na generalidade, mais impactos do que o sexo masculino.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2014-01-07
Como Citar
Morais, N., Batista, J., & Ramos, F. (2014). Impactos associados ao uso de tecnologias da comunicação em contextos de aprendizagem: a perceção e a influência do género nos estudantes do ensino superior português. Indagatio Didactica, 6(1), 312-329. https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4112
Secção
Tecnologias da informação em educação