Estratégias inovadoras de ensino e feedback potenciadas pelas tecnologias. O “caso” da Microbiologia da Universidade de Aveiro
Resumo
Nesta comunicação apresentam-se alguns resultados de um projeto de investigação interdisciplinar, desenvolvido num contexto natural, envolvendo a observação não participante de aulas teóricas de Microbiologia. As estratégias didáticas desenhadas em colaboração com o docente da disciplina envolvem modos alternativos de ensino e formas melhoradas de feedback, potenciando a utilização de tecnologias da informação e comunicação, tais como o Moodle. Com vista a avaliar o impacto da exploração didática dessas estratégias no desenvolvimento de competências dos estudantes, como a aprendizagem autónoma, serão apresentadas reflexões do docente e de alguns estudantes envolvidos durante 2012/2013 e 2013/2014, recolhidas através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos mostram o potencial das estratégias desenhadas, bem como das tecnologias utilizadas, para proporcionar apoio didático aos estudantes, particularmente a promoção da autonomia de aprendizagem.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0