Estratégias inovadoras de ensino e feedback potenciadas pelas tecnologias. O “caso” da Microbiologia da Universidade de Aveiro

Palavras-chave: inovação no ensino superior, modos alternativos de avaliação e feedback, reflexão, tecnologias da comunicação

Resumo

Nesta comunicação apresentam-se alguns resultados de um projeto de investigação interdisciplinar, desenvolvido num contexto natural, envolvendo a observação não participante de aulas teóricas de Microbiologia. As estratégias didáticas desenhadas em colaboração com o docente da disciplina envolvem modos alternativos de ensino e formas melhoradas de feedback, potenciando a utilização de tecnologias da informação e comunicação, tais como o Moodle. Com vista a avaliar o impacto da exploração didática dessas estratégias no desenvolvimento de competências dos estudantes, como a aprendizagem autónoma, serão apresentadas reflexões do docente e de alguns estudantes envolvidos durante 2012/2013 e 2013/2014, recolhidas através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos mostram o potencial das estratégias desenhadas, bem como das tecnologias utilizadas, para proporcionar apoio didático aos estudantes, particularmente a promoção da autonomia de aprendizagem.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2014-01-07
Como Citar
Guerra, C., Correia, A., & Pedrosa-de-Jesus, H. (2014). Estratégias inovadoras de ensino e feedback potenciadas pelas tecnologias. O “caso” da Microbiologia da Universidade de Aveiro. Indagatio Didactica, 6(1), 292-311. https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4109
Secção
Tecnologias da informação em educação