Uma abordagem à Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem

  • Ângelo Jesus Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, Instituto Politécnico do Porto
  • Maria João Gomes Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho
Palavras-chave: Ambientes Virtuais de Aprendizagem, WEBLEI, Evaluative Assertion Analysis, Farmácia, Avaliação

Resumo

A avaliação de ambientes de aprendizagem é um tema complexo e multifatorial. No presente trabalho apresenta-se a proposta de avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem utilizado para o ensino da farmacoterapia baseado em casos clínicos. Utilizou-se a versão portuguesa reduzida do WEBLEI assim como a Evaluative Assertion Analysis para a recolha de dados. Os resultados obtidos são abonatórios ao nível do acesso aos materiais, interação com os conteúdos e a plataforma, interação com o docente assim como na estruturação e design. Foram reveladas algumas fragilidades nomeadamente ao nível da interação entre estudantes e gestão de tempo. As inferências obtidas serão alvo de reflexão pela equipa de desenvolvimento da UC no processo contínuo de melhoria da iniciativa.

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Publicado
2014-01-07
Como Citar
Jesus, Ângelo, & Gomes, M. (2014). Uma abordagem à Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Indagatio Didactica, 6(1), 269-291. https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4106
Secção
Tecnologias da informação em educação