Promoção da interatividade na sala de aula com Socrative: estudo de caso

  • Jorge Trindade Instituto Politécnico da Guarda
Palavras-chave: Interatividade, Socrative, Smartphone, Ensino-aprendizagem, Sala de aula

Resumo

Um ensino-aprendizagem efetivo em contexto de sala de aula exige um compromisso mútuo e igual disponibilidade de docentes e discentes. Para tal, estes têm que ser estimulados a manter as suas mentes continuamente ativas durante a aprendizagem, evidenciando cooperação e predisposição consciente para a comunicação. A concepção de um ambiente educativo propício a esta realidade, de interatividade consistente entre o professor e cada um dos alunos em sala de aula, requer uma plataforma de trabalho apropriada, que as tecnologias de informação e comunicação podem estar em condições preferenciais para responder.

Neste trabalho procuramos responder ao repto de propiciar um ambiente de interação consistente em sala de aula com cada um dos alunos no processo de ensino-aprendizagem corrente. Para tal utilizámos o Socrative, uma ferramenta gratuita, multiplataforma, concebida para melhorar a participação dos alunos, em tempo real, no processo de ensino-aprendizagem.

Os resultados obtidos no estudo indicam claramente uma melhoria significativa na interatividade professor/aluno em sala de aula, traduzida por alunos mais motivados, maior direccionalidade no esclarecimento de dúvidas, maior frequência na assistência às aulas e melhores resultados na avaliação. Para além disso, a utilização do Socrative mostrou-se eficaz, pela sua simplicidade, fiabilidade, eficácia e versatilidade, constituindo-se como uma ferramenta promotora da qualidade do processo de ensino-aprendizagem contínua em sala de aula.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2014-01-07
Como Citar
Trindade, J. (2014). Promoção da interatividade na sala de aula com Socrative: estudo de caso. Indagatio Didactica, 6(1), 254-268. https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4103
Secção
Tecnologias da informação em educação