E-Learning no Ensino Superior - Satisfação dos estudantes e perspetivas para uma melhor aprendizagem

  • Wannise Lima Universidade de Lisboa
  • Pedro Cabral Universidade de Lisboa
  • Neuza Pedro Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Satisfação do estudante, Ensino Superior, interação online, e-Learning, LMS

Resumo

No presente artigo, apresentamos os resultados da investigação sobre Satisfação com a aprendizagem mediada por Plataformas de e-Learning, enquanto suporte ao Ensino Superior presencial. Foram eleitos como objetos de estudo os estudantes que tiveram oportunidade de explorar os Fóruns de Discussão, enquanto ferramenta de interação online existentes em plataformas LMS, nos cursos de licenciatura e mestrados integrados da Universidade de Lisboa, durante no ano letivo 2012/2013. Com uma abordagem metodológica quantitativa, o estudo foi feito a partir de um questionário online disponibilizado aos 3740 estudantes de 40 disciplinas. Foram analisadas 604 respostas que permitiram conhecer a opinião dos estudantes relativamente ao uso destes sistemas de suporte a e-Learning por parte dos professores, o grau de satisfação dos mesmos com o uso de tais ferramentas de interação em particular, bem como a medida que estes consideram que o uso de tais sistemas contribui para melhorar os seus processos de aprendizagem. Os resultados evidenciaram que os estudantes revelam elevado grau de satisfação com o uso das plataformas, reconhecendo que o uso de tais ferramentas de interação melhoraram o seu estudo e que aprenderam mais nas disciplinas onde os docentes tiram partido destes sistemas online.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2014-01-07
Como Citar
Lima, W., Cabral, P., & Pedro, N. (2014). E-Learning no Ensino Superior - Satisfação dos estudantes e perspetivas para uma melhor aprendizagem. Indagatio Didactica, 6(1), 242-253. https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4100
Secção
Tecnologias da informação em educação