A plataforma PmatE e o desenvolvimento de apetências em Matemática

  • Sónia Pais Instituto Politécnico de Leiria
  • Isabel Cabrita CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0003-0255-7577
  • António Batel Anjo Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Ensino Superior, Matemática, Ensino Assistido por Computador, Projeto Matemática Ensino (PmatE), Atitudes

Resumo

A era da informação e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação vêm colocar novos desafios e oportunidades às instituições de Ensino Superior, nomeadamente, ao nível do processo educativo, que deve ser mais centrado no aluno e nas suas aprendizagens. Assim, desenvolveu-se um estudo de caso, envolvendo alunos do curso de Engenharia Alimentar, que perseguiu como principal objetivo avaliar o impacto da exploração diferenciada da plataforma de ensino assistido, desenvolvida pelo Projeto Matemática Ensino (PmatE), como complemento à abordagem didática da unidade temática “Cálculo Integral em IR”. Neste artigo, discute-se a sua ressonância ao nível do desenvolvimento de apetências relativamente à matemática, manifestadas através dum maior interesse por parte dos alunos em relação à unidade curricular e concluiu-se que o uso da plataforma contribuiu para aumentar o gosto pela Matemática.

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Publicado
2014-01-07
Como Citar
Pais, S., Cabrita, I., & Anjo, A. (2014). A plataforma PmatE e o desenvolvimento de apetências em Matemática. Indagatio Didactica, 6(1), 219-241. https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4097
Secção
Tecnologias da informação em educação