Recursos e materiais pedagógicos utilizados no desenvolvimento dos processos de aprendizagem no ensino superior

  • Carlos Barreira Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • Frederico Monteiro Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • Graça Bidarra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • Piedade Vaz-Rebelo Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Ensino Superior, Avaliação Formativa, Observação de Aulas, Recursos e Materiais Pedagógicos

Resumo

Segundo a literatura da especialidade, a avaliação formativa apresenta inúmeras vantagens para os intervenientes durante e após o processo de ensino e de aprendizagem, nomeadamente na reorganização da unidade curricular e na consciencialização das dificuldades dos estudantes.

As características, natureza e utilidade da avaliação formativa exigem um permanente processo de interação e comunicação entre os intervenientes, assegurando uma troca de informação consistente e efetiva.

Neste sentido, o conhecimento e a descrição dos recursos e materiais pedagógicos utilizados nas atividades letivas pelos docentes no ensino superior poderão contribuir para compreender a relação entre as estratégias de ensino e de avaliação e a aprendizagem dos estudantes.

Este estudo insere-se no âmbito do projeto AVENA – “Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspetivas”, apresentando alguns dos dados recolhidos na Universidade de Coimbra, através da observação de 160 horas de aulas de 8 unidades curriculares referentes a 8 cursos de licenciatura, representando de quatro áreas científicas (Artes e Humanidades, Ciências da Saúde, Engenharias e Tecnologias, Ciências Sociais).

De um modo geral, os dados salientam a utilização sistemática da plataforma online de gestão académica da Universidade de Coimbra como uma ferramenta de apoio na organização das unidades curriculares e das aulas, permitindo a disponibilização permanente de conteúdos e outras informações pertinentes. Verificam-se ainda algumas diferenças ao nível da utilização de certos recursos e materiais (e.g. PowerPoint e quadro), associados à especificidade de cada área científica e ainda aos conhecimentos, competências, experiências e preferências dos docentes.

Publicado
2014-01-07
Como Citar
Barreira, C., Monteiro, F., Bidarra, G., & Vaz-Rebelo, P. (2014). Recursos e materiais pedagógicos utilizados no desenvolvimento dos processos de aprendizagem no ensino superior. Indagatio Didactica, 6(1), 201-218. https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4094
Secção
Tecnologias da informação em educação