Adoção de uma Plataforma de e-Learning no Ensino Superior – O Fator Institucional

  • Bertolino Campaniço Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa
  • Neuza Pedro e-Learning Lab ULisboa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Palavras-chave: e-Learning, Ensino Superior, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) desempenham um papel central nas nossas vidas. A maioria dos processos que diariamente executamos passam por estes canais digitais. O espectro de aplicação destas tecnologias é infindável.

A lógica de utilização subjacente às TIC está a impor-se aos modos tradicionais de organização da Sociedade. Em resultado, o desígnio de algumas Instituições está a enfraquecer face a esta demanda avassaladora. No caso especifico das instituições de Ensino Superior (IES), e em particular o Professor, estão a ser secundarizados nos processos de ensino-aprendizagem. O Aluno dispõe hoje de um número infindável de recursos e, por esse motivo, tem o poder de decidir quem ocupa o centro do seu universo de aprendizagem.

As TIC podem servir de estímulo a processos de reinvenção da Instituição e do Professor. Neste contexto, as Plataformas de e-Learning assumem-se como uma tecnologia que pode atalhar e estimular essa viagem. Neste contexto, no segundo semestre do ano letivo 2010-11 teve inicio um projeto de implementação de uma Plataforma de e-Learning na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL). O presente artigo representa um resumo desse Projeto, que terminou no final do 1º semestre do ano letivo 2012-13. Neste Projeto optou-se por adotar uma abordagem sistémica sobre o e-Learning e, nessa medida, observá-lo como um processo composto por quatro elementos: o Aluno, o Professor, a Instituição e a Tecnologia. Aqui procurar-se-á dar especial destaque ao papel da Instituição, na promoção de um contexto organizacional favorável a processos desta natureza.

Publicado
2014-01-07
Como Citar
Campaniço, B., & Pedro, N. (2014). Adoção de uma Plataforma de e-Learning no Ensino Superior – O Fator Institucional. Indagatio Didactica, 6(1), 145-164. https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4082
Secção
Tecnologias da informação em educação