Os desafios da implementação do e/bLearning no ensino superior: estudo de caso do Instituto Politécnico de Portalegre

  • Ana Silva Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Portalegre
  • Carolina Santos Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Instituto Politécnico de Portalegre
  • João Romacho Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Instituto Politécnico de Portalegre
  • Luís Loures Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Portalegre
  • Luís Pinheiro Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Portalegre
Palavras-chave: ensino superior, eLearning, bLearning, avaliação, aprendizagem

Resumo

A introdução de eLearning no Ensino Superior é um processo com sucesso a nível mundial; é uma pedra angular para a construção de sociedades em desenvolvimento.

Portugal a nível do Ensino Superior apresenta já iniciativas no ensino do eLearning, mas as mesmas são extremamente diversas e durante alguns anos um pequeno número de Universidades e Institutos promoviam efetivamente alternativas reais de aprendizagem baseadas em tecnologias de informação e comunicação. Pelo contrário, estas iniciativas centravam-se no uso das plataformas de eLearning (Moodle) no apoio documental às Unidades Curriculares. O caráter exploratório da iniciativa de eLearning do Instituto Superior Politécnico de Portalegre, um Instituto do Ensino Superior Politécnico público, tem características próprias que promovem o seu interesse científico e académico. Por um lado, porque a iniciativa decorre da visão estratégica do Instituto e da necessária adequação da sua prática académica ao paradigma de Bolonha. Por outro lado, porque a sua situação geográfica o solicita, bem como a situação económica dos nossos estudantes.

Este artigo descreve o percurso do eLearning no Instituto Politécnico de Portalegre, a avaliação ao longo do ano letivo 2012/2013 e 1.ºsemestre de 2013/2014 em que se procedeu a algumas Unidades Curriculares de 2.ºciclo e Pós-Graduação oferecidas no IPP em Blended Learning e à definição dos modelos pedagógicos adaptados ao módulo de ambientação online para os estudantes.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.

Biografias do Autor

Ana Silva, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Portalegre



Luís Pinheiro, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Portalegre



Publicado
2014-01-07
Como Citar
Silva, A., Santos, C., Romacho, J., Loures, L., & Pinheiro, L. (2014). Os desafios da implementação do e/bLearning no ensino superior: estudo de caso do Instituto Politécnico de Portalegre. Indagatio Didactica, 6(1), 121-144. https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4079
Secção
Tecnologias da informação em educação