A Gestão e a Formação de Docentes para o Uso das Tecnologias da Comunicação: o caso do ensino superior público português

  • João Batista CETAC.MEDIA, ISCA, Universidade de Aveiro
  • Nídia Salomé Morais CI&DETS, ESEV, Instituto Politécnico de Viseu
  • Fernando Ramos CETAC.MEDIA, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Uso, Tecnologias da Comunicação, Ensino Superior, Formação de Docentes, Incentivo e Recompensa

Resumo

Neste artigo apresentam-se resultados parcelares de um projeto em que foi estudada a perspectiva institucional do uso das tecnologias da comunicação no suporte à aprendizagem no ensino superior público português. Apresenta-se a contextualização do estudo e a orientação metodológica, a que se segue a descrição de resultados. Estes baseiam-se nos dados obtidos a partir de 639 docentes e de 31 responsáveis institucionais que responderam a um questionário online. Os resultados são relativos a seis indicadores sobre a formação de docentes e também a alguns aspectos da gestão dos docentes, nomeadamente os incentivos e a recompensa dos docentes pelo uso que fazem das tecnologias da comunicação no suporte à aprendizagem. Estes resultados são discutidos e são indicadas as principais conclusões, sendo de destacar a evidência de um cenário contrastante entre as opiniões dos responsáveis institucionais (genericamente positivas) e as dos docentes (genericamente negativas), assim como de posições também contrastantes entre as respostas dos docentes dos dois sub-sistemas de ensino superior, sendo menos favoráveis as dos docentes do ensino politécnico em relação às dos docentes do ensino universitário, nomeadamente no que respeita à formação de docentes.

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Publicado
2014-01-07
Como Citar
Batista, J., Morais, N., & Ramos, F. (2014). A Gestão e a Formação de Docentes para o Uso das Tecnologias da Comunicação: o caso do ensino superior público português. Indagatio Didactica, 6(1), 101-120. https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4076
Secção
Tecnologias da informação em educação