Espaço online, oportunidade e desafio para indivíduos e instituições

  • Mónica Aresta Universidade de Aveiro
  • Luís Pedro Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
  • Carlos Santos Universidade de Aveiro
  • António Moreira CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0003-0040-2811
Palavras-chave: Identidade online, Instituições de Ensino Superior, reputação, SAPO Campus

Resumo

O reconhecimento da dimensão participativa, criativa e social da rede trouxe profundas alterações à forma como os indivíduos consideram e refletem assuntos relacionados com a educação, a identidade e o conhecimento. Quando é cada vez mais difícil permanecer fora do mundo digital, este artigo reflete sobre a importância da identidade construída na rede, tanto para indivíduos como para as Instituições de Ensino Superior. Apresentando as principais conclusões de um estudo de caso desenvolvido no âmbito do Programa Doutoral em Multimédia em Educação (Universidade de Aveiro, Portugal), o artigo aborda a temática da construção da identidade online de um grupo de alunos de mestrado (n=13) num espaço providenciado pela sua instituição de ensino (SAPO Campus) e em espaços informais (Facebook e Twitter). Este artigo poderá contribuir para o conhecimento dos processos de construção da identidade em ambientes online, bem como para uma análise da importância e do impacte da construção de uma identidade online para a reputação dos indivíduos e das Instituições de Ensino Superior.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2014-01-07
Como Citar
Aresta, M., Pedro, L., Santos, C., & Moreira, A. (2014). Espaço online, oportunidade e desafio para indivíduos e instituições. Indagatio Didactica, 6(1), 80-100. https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4073
Secção
Tecnologias da informação em educação