Cenários de futuro na Educação a Distância e Elearning no ensino superior em Portugal. estudo exploratório

  • Angelina Costa Universidade Aberta
  • Lina Morgado Universidade Aberta
Palavras-chave: educação a distância, elearning, ensino superior, investigação, inovação

Resumo

O ensino superior vive complexos momentos de mudança à escala mundial. O desenvolvimento exponencial das tecnologias e, consequentemente, da educação a distância e do elearning, os novos públicos que têm acesso a este nível de ensino, o facto de ser, pela sua natureza, um espaço de inovação na relação e na construção do conhecimento, os desenvolvimentos científicos, concretamente na área da educação e das tecnologias, são fatores que têm feito emergir necessidades de análise, de avaliação e de reflexão da produção científica, tornando-as tarefas substanciais da comunidade académica.

Com este estudo pretende-se esboçar cenários de futuro na educação a distância e elearning, no ensino superior, olhando para a situação de Portugal no contexto europeu. Foram definidos três momentos de investigação. Num primeiro momento, pretende-se delinear o estado da arte da investigação sobre educação a distância e elearning, no ensino superior, mas ir para além dele, num segundo momento, convocando a discussão e a reflexão dos protagonistas no processo. Num terceiro momento, pretende-se confrontar as perspetivas nacionais com as perspetivas de especialistas europeus neste domínio.

Ainda em processo de investigação, apresenta-se aqui o design do estudo e resultados preliminares e parciais da fase 1 de investigação.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2014-01-07
Como Citar
Costa, A., & Morgado, L. (2014). Cenários de futuro na Educação a Distância e Elearning no ensino superior em Portugal. estudo exploratório. Indagatio Didactica, 6(1), 60-79. https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4070
Secção
Tecnologias da informação em educação