Envolvimento, literacia digital e oportunidades no uso da Internet pelos alunos do Ensino Superior: uma análise em função do género

  • Rita Santos Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Universidade de Aveiro
  • Luís Pedro Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
  • José Azevedo Faculdade de Letras, Universidade do Porto
Palavras-chave: alunos do ensino superior, uso da Internet, género, literacia digital

Resumo

Com o objetivo de se trazerem novos contributos para o conhecimento sobre o uso da Internet dos alunos do ensino superior do sexo masculino e do sexo feminino, foi realizado um estudo sobre a utilização da Internet com um grupo de alunos do ensino superior em que um dos seus objetivos foi identificar diferenças entre géneros em várias dimensões do uso da Internet.

Neste artigo são apresentados os resultados da análise por género de algumas das dimensões do uso da Internet consideradas nesse estudo. Especificamente, descrevem-se o envolvimento com a Internet, a literacia digital que os alunos revelam no uso da Internet e as oportunidades de que os alunos estão a beneficiar online.

Os resultados obtidos revelam algumas diferenças de género nas várias dimensões referidas, as quais devem ser olhadas com particular atenção dado que podem indiciar potenciais desigualdades no acesso a oportunidades para ser um effective/ competent learner em meios digitais.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2014-01-07
Como Citar
Santos, R., Pedro, L., & Azevedo, J. (2014). Envolvimento, literacia digital e oportunidades no uso da Internet pelos alunos do Ensino Superior: uma análise em função do género. Indagatio Didactica, 6(1), 40-59. https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4067
Secção
Tecnologias da informação em educação