Implementação de tecnologias de apoio ao ensino (LMS): dois estudos de caso em instituições de Ensino Superior

  • Pedro Neves Rito Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu
  • João Álvaro Carvalho Departamento de Sistemas e Informação, Universidade do Minho
Palavras-chave: implantação, difusão, mudança organizacional, LMS, estudo de casos

Resumo

É sobejamente conhecido o potencial das aplicações de tecnologias de informação para a melhoria do funcionamento das organizações ou ainda para a obtenção de vantagens competitivas. É incontornável que as Escolas de Ensino Superior devam integrar os professores no processo de mudança organizacional aquando da decisão de implantação de um LMS. Mas para que esse processo tenha sucesso, é necessário que o profissional responsável pela implantação não negligencie nas suas ações/iniciativas a opinião de todos os stakelhoders ao mesmo tempo que deve estar atento a manifestações de resistência. Contudo estes processos nem sempre são bem conduzidos, verificando-se que existem ações/iniciativas sem efeitos, e que levam a que surjam “grupos de professores” que boicotam o uso da tecnologia. É assim importante que o profissional responsável pelo processo de mudança tenha conhecimento acerca de ações/iniciativas e quais os efeitos das mesmas, para que consiga obter sucesso na implantação da tecnologia.

Publicado
2014-01-07
Como Citar
Rito, P., & Carvalho, J. (2014). Implementação de tecnologias de apoio ao ensino (LMS): dois estudos de caso em instituições de Ensino Superior. Indagatio Didactica, 6(1), 20-39. https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4064
Secção
Tecnologias da informação em educação