CURUCUCU©: Suporte à produção narrativa de crianças dos 8 aos 10 anos

  • Ana Carla Amaro CIDTFF – Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” e CETAC.MEDIA - Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação, Universidade de Aveiro
  • António Moreira CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0003-0040-2811
  • Luísa Álvares Pereira CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0002-9742-2351
Palavras-chave: produção narrativa, morfologia narrativa, tecnologias de suporte à narração de histórias, crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico

Resumo

Curucucu©, Conto eu ou contas tu? é uma aplicação multimédia de suporte à aprendizagem da estruturação narrativa, destinada a crianças dos 8 aos 10 anos de idade, cuja concetualização se baseou em linhas orientadoras sistematizadas a partir dos resultados de estudos empíricos conduzidos com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. No contexto destes estudos, foram levadas a cabo duas entrevistas a um total de 32 crianças, pedindo-se-lhes a narração de uma história, sem e com recurso à manipulação de artefactos. A abordagem aos processos de estruturação narrativa e à estrutura das histórias contadas pelas crianças baseou-se na teoria e modelo de análise de Vladimir Propp, que esteve ainda na base da modelação estrutural do Curucucu. Neste artigo, centramos a nossa atenção na apresentação dos principais resultados dos estudos, com ênfase nas suas implicações para a concetualização e especificação do Curucucu, cujo processo de prototipagem e o resultante protótipo são descritos. Apresentamos ainda os principais resultados dos estudos de usabilidade conduzidos, assim como as estratégias delineadas para a resolução de alguns problemas identificados. Concluímos com algumas considerações finais e com sugestões de desenvolvimentos e estudos futuros.

Publicado
2014-04-07
Como Citar
Amaro, A., Moreira, A., & Pereira, L. (2014). CURUCUCU©: Suporte à produção narrativa de crianças dos 8 aos 10 anos. Indagatio Didactica, 6(2), 135-158. https://doi.org/10.34624/id.v6i2.4049
Secção
Tecnologias da informação em educação