Exploração do jogo “Fazenda Feliz” em contexto educativo

Palavras-chave: jogo online, Estudo do Meio, primeiro ciclo do ensino básico

Resumo

A utilização de jogos em contexto educativo tem sido alvo de várias investigações e, se forem aplicados considerando os conteúdos e os objetivos, os jogos que recorrem à tecnologia reúnem inúmeras vantagens ao nível da motivação e do interesse dos alunos. Neste sentido, desenvolveu-se um estudo com recurso ao jogo “Fazenda Feliz”, disponível gratuitamente na Internet, com alunos do 1º CEB do 4º ano de escolaridade, por se considerar uma ferramenta capaz de permitir a exploração de conteúdos da área disciplinar de Estudo do Meio. Posteriormente selecionaram-se os objetivos que se pretendiam explorar especificamente relacionados com a agricultura e a criação de gado, temas integrados no “Bloco 6 - À Descoberta das Inter-relações entre a Natureza e a Sociedade”.

Como forma de recolha de dados, recorreu-se à aplicação de um questionário, uma ficha de trabalho e registos num diário de bordo, que posteriormente foram submetidos a análise. A utilização do jogo no contexto educativo descrito motivou os discentes, fazendo com que estivessem visivelmente atentos e empenhados na realização das tarefas. O jogo revelou-se uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de conceitos relacionados com os conteúdos e, apesar de se tratar de uma fazenda virtual, contribuiu para a aprendizagem dos alunos.

Publicado
2014-04-07
Como Citar
Oliveira, A., Peixoto, E., Ribeiro, F., Mota, P., & Moreira, A. (2014). Exploração do jogo “Fazenda Feliz” em contexto educativo. Indagatio Didactica, 6(2), 121-134. https://doi.org/10.34624/id.v6i2.4046
Secção
Tecnologias da informação em educação