O impacto na sobrecarga dos cuidadores familiares: revisão da literatura sobre programas de intervenção
Resumo
Contexto: O cuidador familiar é um elemento fulcral na prestação de cuidados à pessoa dependente no domicílio, garantindo assim a necessária continuidade. Esta atividade é desgastante e com desafios constantes, acarretando um aumento da sobrecarga em diferentes níveis. As intervenções de enfermagem visam satisfazer as necessidades manifestadas pelo cuidador durante o processo de prestação de cuidados e, eventualmente, diminuir os níveis de sobrecarga sentidos por este no desempenho das suas funções.
Objetivo: Determinar qual o impacto dos programas de enfermagem na sobrecarga sentida pelos cuidadores familiares de pessoas com dependência.
Metodologia: Foi formulada a seguinte questão de investigação, segundo a estratégia PICO: “Será que os cuidadores familiares, alvo de intervenções de enfermagem, têm menor índice de sobrecarga?”
Resultados: Obtivemos uma revisão da literatura, dois estudos randomizados controlados, quatro revisões sistemáticas da literatura e um guia de boas práticas.
Conclusões: As intervenções que permitem realizar uma pausa no cuidar ou as psicoeducativas são as que diminuem mais o nível de sobrecarga do cuidador familiar. Contudo, este decréscimo é mais significativo se compilar um misto de ambas, se estas forem contextualizadas e corresponderem às necessidades do cuidador.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0