O impacto na sobrecarga dos cuidadores familiares: revisão da literatura sobre programas de intervenção

  • Ricardo Melo Centro Médico da Praça Lda.
  • Marília Rua Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0003-2353-3072
  • Célia Santos Escola Superior de Enfermagem do Porto
Palavras-chave: Cuidadores Familiares, Sobrecarga, Programas de Intervenção, Impacto

Resumo

Contexto: O cuidador familiar é um elemento fulcral na prestação de cuidados à pessoa dependente no domicílio, garantindo assim a necessária continuidade. Esta atividade é desgastante e com desafios constantes, acarretando um aumento da sobrecarga em diferentes níveis. As intervenções de enfermagem visam satisfazer as necessidades manifestadas pelo cuidador durante o processo de prestação de cuidados e, eventualmente, diminuir os níveis de sobrecarga sentidos por este no desempenho das suas funções.

Objetivo: Determinar qual o impacto dos programas de enfermagem na sobrecarga sentida pelos cuidadores familiares de pessoas com dependência.

Metodologia: Foi formulada a seguinte questão de investigação, segundo a estratégia PICO: “Será que os cuidadores familiares, alvo de intervenções de enfermagem, têm menor índice de sobrecarga?”

Resultados: Obtivemos uma revisão da literatura, dois estudos randomizados controlados, quatro revisões sistemáticas da literatura e um guia de boas práticas.

Conclusões: As intervenções que permitem realizar uma pausa no cuidar ou as psicoeducativas são as que diminuem mais o nível de sobrecarga do cuidador familiar. Contudo, este decréscimo é mais significativo se compilar um misto de ambas, se estas forem contextualizadas e corresponderem às necessidades do cuidador.

Biografia do Autor

Marília Rua, Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro



Publicado
2014-04-07
Como Citar
Melo, R., Rua, M., & Santos, C. (2014). O impacto na sobrecarga dos cuidadores familiares: revisão da literatura sobre programas de intervenção. Indagatio Didactica, 6(2), 107-120. https://doi.org/10.34624/id.v6i2.4043
Secção
Supervisão