Supervisão colaborativa online de práticas letivas de Biologia em contexto Europeu: Portugal e República Checa

Palavras-chave: auto e hétero supervisão, ensino e aprendizagem da Biologia, ambiente online, parceria colaborativa

Resumo

Com este trabalho pretende-se divulgar práticas de supervisão desenvolvidas aquando da conceção, im­plementação e reestruturação de atividades didáticas aplicadas no ensino e na aprendizagem da Biologia. Neste estudo emergiu o processo de reflexão sobre a prática que consubstanciou a interação entre o pensa­mento e a ação; explanou-se a dimensão colaborativa, autorreflexiva e autoformativa no desenvolvimento profissional entre duas professoras de diferentes países e contextos (Portugal e República Checa) atribuindo especial ênfase à auto e hétero supervisão das práticas letivas, e o impacto causado na melhoria da qualida­de das aprendizagens em Biologia dos seus alunos. Os principais resultados mostram que da reflexão partilhada resultou a (re)construção de conhecimento, cabendo à supervisão (auto e hétero) a gestão dos processos de reconstrução. O estudo permitiu apontar para as vantagens da auto e da hétero supervisão das práticas leti­vas para a componente de Biologia do 10º ano, na motivação e na melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos, em ambiente online.

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Publicado
2014-04-07
Como Citar
Malho, A., Pombo, L., & Marques, L. (2014). Supervisão colaborativa online de práticas letivas de Biologia em contexto Europeu: Portugal e República Checa. Indagatio Didactica, 6(2), 93-106. https://doi.org/10.34624/id.v6i2.4040
Secção
Supervisão