Sensibilização à Língua Gestual Portuguesa: um estudo no 1.º CEB

Palavras-chave: Língua Gestual Portuguesa, Sensibilização à LGP, Diferença, Deficiência

Resumo

Este artigo baseia-se num projeto desenvolvido no contexto da Prática Pedagógica Supervisionada desenvolvido numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) do distrito de Aveiro, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB. A Língua Gestual Portuguesa (LGP), foi a temática trabalhada, ao nível da sensibilização, em algumas sessões realizadas em ambiente de sala de aula. Desenvolvido segundo uma dinâmica de investigação-ação, o projeto teve como objetivos: (i) identificar as imagens e os conhecimentos que os alunos tinham sobre a LGP e (ii) aumentar a consciência e os conhecimentos dos alunos relativamente à LGP e à diversidade linguística no espaço português. Foram ainda criadas oportunidades de debate em torno dos conceitos “ser diferente” e “ser deficiente”, com o objetivo de promover processos de transformação dos alunos em cidadãos conscientes, capazes de lutar por uma sociedade mais justa e solidária.

Se no início os alunos revelaram algumas lacunas acerca da LGP, no final deste projeto os alunos conseguiram reconhecer outra língua oficial de Portugal e compreender o sistema de comunicação que a LGP utiliza. Evidenciaram ter adquirido consciência da importância desta língua para os indivíduos que a utilizam, ao nível da comunicação e da relação com o Outro. Registou-se também que os alunos modificaram os seus conhecimentos e imagens acerca da língua em análise e dos seus utilizadores, no decurso da implementação do projeto de investigação/ intervenção.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2014-04-07
Como Citar
Simões, A., & Ferreira, S. (2014). Sensibilização à Língua Gestual Portuguesa: um estudo no 1.º CEB. Indagatio Didactica, 6(2), 73-92. https://doi.org/10.34624/id.v6i2.4037
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática