Matematrix: Um jogo interativo para a aprendizagem da Matemática

Palavras-chave: Aprendizagem da matemática, Jogo, Literacia digital, motivação

Resumo

A motivação dos alunos continua a ser um dos maiores desafios no ensino e aprendizagem da matemática. O Matematrix surgiu em 2004/2005 como uma resposta inovadora, que visou promover uma abordagem lúdica e interativa, transformando a matemática numa experiência dinâmica e envolvente para os alunos. O Matematrix é um jogo online, assente numa competição anual onde os alunos, organizados em equipas, resolvem semanalmente desafios matemáticos estimulantes, incentivando a curiosidade, a resiliência e o trabalho em equipa. Neste jogo, equipas de diferentes escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de diferentes regiões interagem entre si, numa competição cumulativa ao longo das semanas, que promove a confrontação de respostas e estimula o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas. Neste artigo são apresentadas a estrutura e dinâmica do Matematrix e os princípios subjacentes à formulação dos problemas propostos semanalmente. São ainda apresentados alguns resultados relativos à participação dos alunos ao longo dos anos, nomeadamente o número de equipas inscritas e a média de participação semanal, assim como algumas perceções dos alunos e professores envolvidos. Os dados referentes à participação, sustentados pelas perceções recolhidas, parecem reforçar o papel deste jogo no desenvolvimento das capacidades de resolução de problemas e de comunicação matemática. Assim, pode-se considerar que esta estratégia educativa pode contribuir para uma aprendizagem mais entusiasta e eficaz, promovendo o gosto pela matemática e incentivando o envolvimento ativo dos alunos na sua aprendizagem.

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Biografia do Autor

Ana Oliveira, ESECS, CI&DEI – Instituto Politécnico de Leiria



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Publicado
2025-06-16
Como Citar
Raínho, N., Leão, C., Oliveira, A., Tavares, D., Cadima, R., & Menino, H. (2025). Matematrix: Um jogo interativo para a aprendizagem da Matemática. Indagatio Didactica, 17(1), 171-190. https://doi.org/10.34624/id.v17i1.40294
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática