Pensa, Resolve, Ganha: O Jogo Open Middle

Palavras-chave: jogos educativos, matemática, problemas open middle, resolução de problemas

Resumo

Este artigo introduz um jogo educativo concebido para promover o pensamento crítico, a resolução de problemas e a aprendizagem colaborativa através da matemática. Inspirado na estrutura Open Middle Math Problems, o jogo oferece uma forma envolvente de desafiar o pensamento matemático dos alunos, indo além dos exercícios de rotina para um ambiente de jogo colaborativo e competitivo. Os jogadores, organizados em equipas, envolvem-se com uma variedade de desafios matemáticos que exigem pensamento estratégico, execução precisa e gestão do tempo.
Os problemas matemáticos Open Middle caracterizam-se por terem pontos de partida e de chegada fixos – todos os alunos começam com o mesmo problema inicial e normalmente existe uma resposta correta ou ótima. No entanto, permitem diversas estratégias e abordagens de resolução ao longo do caminho. Este “meio aberto” incentiva os alunos a explorar múltiplos caminhos, a desenvolver o raciocínio matemático e a comunicar os seus processos de pensamento, tornando-o uma ferramenta poderosa para cultivar uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos.
Para além de aumentar o envolvimento dos alunos na matemática, o jogo é um recurso valioso para os educadores que procuram tornar o ensino da matemática mais interativo e impactante. Ao transformar as tarefas tradicionais de resolução de problemas em competições lúdicas, o jogo estabelece a ponte entre o rigor académico e o entretenimento. Incentiva os alunos a persistir em problemas complexos, a refletir sobre as suas estratégias e a desenvolver confiança nas suas capacidades matemáticas.

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Publicado
2025-06-16
Como Citar
Bastos, N., & Hall, A. (2025). Pensa, Resolve, Ganha: O Jogo Open Middle. Indagatio Didactica, 17(1), 133-152. https://doi.org/10.34624/id.v17i1.40288
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática