Desenvolvimento de competências através de uma escape room matemática

Palavras-chave: competências, escape room educacional, jogo, Matemática, resolução de problemas

Resumo

Os alunos de hoje, além de adquirirem conhecimentos, devem ser capazes de desenvolver outras competências, como pensamento crítico e criativo, capacidade de resolução de problemas, cooperação, comunicação em diferentes contextos, autonomia, autorregulação e empatia. Neste contexto, projetou-se uma escape room física de design original, com o objetivo, não só de desenvolver as competências acima mencionadas, como ainda de consolidar, avaliar e até introduzir novos conteúdos de Matemática, em função do ano de escolaridade dos participantes. Descrevem-se sucintamente os cinco desafios desta escape room e a sua implementação em duas fases, em contexto de sala de estudo e no âmbito da Academia de Verão da Universidade de Aveiro. Nesta abordagem educacional, os participantes encontram-se imersos numa narrativa cativante que gera um estado de flow, enquanto resolvem os enigmas matemáticos e decifram os códigos para passar ao próximo desafio. Após a experiência, os participantes responderam a um questionário, usando a ferramenta SurveyMonkey. Apresentam-se e discutem-se os resultados. Destacam-se ainda a importância do bom planeamento deste tipo de atividades para garantir o sucesso da experiência e a sua eficácia enquanto ferramenta pedagógica.

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Publicado
2025-06-16
Como Citar
Miranda, A., Lemos, R., & Costa, M. (2025). Desenvolvimento de competências através de uma escape room matemática. Indagatio Didactica, 17(1), 111-132. https://doi.org/10.34624/id.v17i1.40285
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática