Caixas de Primitivas e Gémeos Trigonométricos
Resumo
O uso de jogos de tabuleiro no ensino da Matemática pode ser uma estratégia eficaz para tornar a aprendizagem mais envolvente e significativa. Neste trabalho, apresentamos jogos matemáticos que podem auxiliar no ensino de primitivas e funções trigonométricas inversas, conceitos fundamentais num curso de Cálculo. A utilização de jogos como recurso didático estimula o raciocínio lógico, promove a aprendizagem ativa e fomenta o trabalho em equipa, incentivando a colaboração entre os alunos. Além disso, ao transformar desafios matemáticos numa experiência lúdica, os jogos podem reduzir a ansiedade em relação ao tema e melhorar a compreensão dos conteúdos. A abordagem proposta busca aliar teoria e prática, demonstrando que o ensino de Matemática pode ser tanto desafiador quanto motivador.
Downloads
Referências
Acruchi Alves, M. N., & Victor, E. d. (2022). Aprendizagem, Socialização e Diversão com Jogos Matemáticos. Duque de Caxias, RJ: Unigranrio.
Araujo, L. d. (2020). Jogos como Recursos Didáticos na Alfabetização: o que dizem e fazem as Professoras. Educação em Revista, 36(e220532). doi:10.1590/0102-4698220532
Balestra, M. M., & Gequelin, F. (2008). O PAPEL DO JOGO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E NA RELAÇÃO CONHECIMENTO ESPONTÂNEO X CONHECIMENTO FORMAL. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, 7(1).
Bonwell, C. C., & Eison, J. A. (1991). Active learning: Creating excitement in the classroom. The George Washington University, School of Education and Human Development. Washington D.C.: ASHE-ERIC Higher Education.
Iannella, A., Morando, P., & Spreafico, M. L. (2022). Challenges in Mathematics Learning at the University: An Activity to Motivate Students and Promote Self-awareness. Em G. Casalino, M. Cimitile, P. Ducange, N. Padilla Zea , R. Pecori, P. Picerno, & P. Raviolo (Ed.), Higher Education Learning Methodologies and Technologies Online. 1542, pp. 321--332. Cham: Springer International Publishing. doi:10.1007/978-3-030-96060-5_23
Johnson, D. W., Johnson, R. T., & Smith, K. A. (2008). Active learning: Cooperation in the college classroom. The Annual Report of Educational Psychology in Japan.
Morando, P., & Torconi, G. (2022). Brains on in Math classes. EDULEARN22 Proceedings (pp. 1522--1529). Palma, Spain: IATED. doi:10.21125/edulearn.2022.0401
Nolasco, A. P., Oliveira, M. P., & Vettori, P. (2025). Enhancing Student Engagement and Assessment. PAEE/ALE’2025 - Innovative Pathways: Bridging Professional Development and Active Learning. Porto: PAEE association School of Engineering of University of Minho.
Nunes, M. Y., & Lopes, L. A. (2023). O uso de jogos matemáticos no processo de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos: um estudo exploratório. Revista Contribuciones a Las Cienscia Sociales, 16(7), 6839-6848.
Oliveira, M. P., Nolasco, A. P., & Vettori, P. (2025). Strategies To Improve Student Engagement: Comparison Of Assessment Results And Student Feedback. Proceedings END2025. Budapest: World Institute for Advanced Research and Science (WIARS), Portugal.
Pais, S., Sousa, A. E., & Lopes, M. S. (2024). Play2Eescape - a digital escape room in math classes for undergraduate tourism students - case study. Elearning and Digital Learning 2024 and Sustainability, Technology and Education 2024 (pp. 59-66). Budapeste: IADIS Press.
Pan, Y., Ke, F., & Xu, X. (2022). A systematic review of the role of learning games in fostering mathematics education in K-12 settings. Educational Research Review, 36, 1-13.
Vankúš, P. (2021). Influence of Game-Based Learning in Mathematics Education on Students’ Affective Domain: A Systematic Review. Mathematics, 9(9). doi:10.3390/math9090986

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0