O Uso de Jogos na Aprendizagem da Matemática: Uma Experiência com Professores do Ensino Básico
Resumo
Este artigo apresenta um workshop direcionado a professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico sobre o uso de jogos como estratégia pedagógica para o ensino da matemática. O workshop, enquadrado no Encontro Matemática nos Primeiros Anos 2024, incluiu a exploração de cinco jogos educativos – Regata de Euclides, Animais da Horta, Amostras de Monstros, Jogo das Ilhas e Gémeos Matemáticos – cada um concebido para abordar diferentes tópicos matemáticos, tais como geometria euclidiana, estatística descritiva, números racionais e comunicação matemática.
A abordagem lúdica adotada visou promover a compreensão de conceitos matemáticos através da experimentação e interação, enfatizando a importância da manipulação concreta e da comunicação matemática no processo de aprendizagem. Um dos destaques foi o uso do origami para explorar os axiomas da geometria, permitindo construções matemáticas alternativas às realizadas com régua e compasso.
Para avaliar a perceção dos participantes do workshop sobre a utilização da gamificação no processo de ensino-aprendizagem da matemática, foi realizado um questionário. Os resultados desse questionário indicam que os professores reconhecem o potencial dos jogos na motivação dos alunos, bem como no seu envolvimento no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para que obtenham melhores resultados. Indicam, também, que os participantes tencionam incorporar este recurso nas suas práticas pedagógicas
A experiência reforça a necessidade de integrar abordagens interativas no ensino, destacando a aplicabilidade dos jogos educativos como ferramentas eficazes para melhorar o envolvimento e o desempenho dos alunos em matemática.
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Referências
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