Caça Matemática ao Tesouro na Academia de Verão da UA
Resumo
Os jogos de equipa oferecem mais do que simples diversão. Promovem a interação social, a comunicação, a cooperação e a competição saudável. Estes mesmos benefícios podem ser aproveitados em contexto educativo. As estratégias de gamificação têm sido cada vez mais adotadas na educação. Para além dos benefícios já referidos, permitem também aumentar o envolvimento e a motivação dos alunos, consolidar conhecimentos e melhorar os resultados da aprendizagem (Morando e Turconi, 2022; Morando e Spreafico, 2023; Pais e Hall, 2024).
Este trabalho apresenta uma atividade matemática realizada na Academia de Verão da Universidade de Aveiro com alunos do 2.º ciclo do ensino básico, crianças entre os 10 e os 12 anos oriundas de diferentes locais, bem como as suas perceções relativamente a essa atividade.
A atividade consistiu na participação num jogo, ao estilo de uma caça ao tesouro, intitulado “Cesta de Problemas“, no qual as equipas foram desafiadas a resolver uma série de problemas — neste caso, matemáticos. As soluções desses problemas conduziam à descoberta de uma palavra mágica.
Para avaliar a perceção dos participantes relativamente à atividade, foi realizado um questionário. Os resultados desse questionário indicam que os participantes acharam a atividade divertida, gostaram de trabalhar em equipa, usaram os conhecimentos de matemática de forma lúdica e consideraram que a atividade contribuiu para uma melhor perceção da importância da matemática. Revelam ainda que os participantes gostariam de realizar atividades deste género nas aulas de matemática.
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