Avaliação Institucional: O modelo brasileiro

  • Mary Rangel Universidade Federal Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro Universitário La Salle
  • Jane do Carmo Machado Universidade Federal Fluminense, Universidade Católica de Petrópolis
Palavras-chave: Avaliação Institucional, Brasil, América Latina, Qualidade dos Cursos

Resumo

Este artigo, cuja metodologia de formulação se caracteriza como um estudo descritivo, focaliza a avaliação institucional, detalhando a prática adotada no Brasil, e reunindo, ao final, como referências a serem consideradas, estudos sobre avaliação na América Latina. No detalhamento da Avaliação Institucional no Brasil, contemplam-se o propósito e as dimensões, observando níveis e processos externos, realizados por Comissões do Ministério da Educação, e internos, realizados por Comissões Próprias de Auto-Avaliação/CPAs. Analisam-se, também, o significado e importância do Projeto Político-Pedagógico para a avaliação externa e interna. Na sequência de abordagens, ressalta-se a avaliação como meio de contribuições ao aperfeiçoamento das práticas acadêmicas, questionando-se formas de divulgação de resultados através da imprensa, que se traduzem em comparações e “marketing” de Instituições, perdendo o sentido e propósito educacionais, assim como o foco em questões essenciais ao aperfeiçoamento da qualidade dos cursos. Estudos sobre avaliação institucional na América Latina observam a importância e a incipiência de processos e propõem maior incremento, com ênfase na competência docente e na missão social. Essa proposta constitui-se, também, como referência significativa ao modelo brasileiro.

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Publicado
2014-04-07
Como Citar
Rangel, M., & Machado, J. (2014). Avaliação Institucional: O modelo brasileiro. Indagatio Didactica, 6(2), 6-20. https://doi.org/10.34624/id.v6i2.4025
Secção
Avaliação em educação