Estudos sobre as políticas educacionais e o ciclo de políticas na perspectiva de Ball e Bowe

  • Luciane Viegas Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palavras-chave: ciclo de políticas, políticas educacionais, políticas públicas

Resumo

Trata-se de um estudo teórico, o qual investiu na reflexão baseada em pesquisas que abordam a temática das políticas públicas educacionais, tendo como um referencial prioritário a abordagem do ciclo de políticas segundo as proposições de Ball e Bowe. A pesquisa objetivou identificar elementos do ciclo de políticas que contribuem para a compreensão dos processos de formulação e de implementação das políticas públicas educacionais. Os estudos realizados que adotam esta abordagem demonstram que na análise de ressignificação interpretativa dos textos das políticas e na gênese das políticas locais, observou-se uma reconfi guração considerável, orientada pelos embates e pressões oriundos dos diferentes discursos dos atores locais envolvidos na formulação e na implementação das políticas públicas educacionais. Conclui-se que a perspectiva do ciclo de políticas contribui na análise dos contextos do processo de formulação de uma política, que abarcaria as influências dos diferentes grupos envolvidos. Da mesma forma, na implementação, o contexto da produção do texto, que normalmente é articulado com a linguagem do interesse público mais geral e se constitui como resultado de disputas e acordos, precisa ser considerado na análise nessa abordagem. E, por último, considera-se o contexto da prática, que é onde a política está sujeita a interpretações e recriação e onde a política produz efeitos e consequências que podem representar mudanças e transformações significativas na política inicial.

Publicado
2014-08-07
Como Citar
Viegas, L. (2014). Estudos sobre as políticas educacionais e o ciclo de políticas na perspectiva de Ball e Bowe. Indagatio Didactica, 6(3), 191-202. https://doi.org/10.34624/id.v6i3.4019
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática