Estudos sobre as políticas educacionais e o ciclo de políticas na perspectiva de Ball e Bowe
Resumo
Trata-se de um estudo teórico, o qual investiu na reflexão baseada em pesquisas que abordam a temática das políticas públicas educacionais, tendo como um referencial prioritário a abordagem do ciclo de políticas segundo as proposições de Ball e Bowe. A pesquisa objetivou identificar elementos do ciclo de políticas que contribuem para a compreensão dos processos de formulação e de implementação das políticas públicas educacionais. Os estudos realizados que adotam esta abordagem demonstram que na análise de ressignificação interpretativa dos textos das políticas e na gênese das políticas locais, observou-se uma reconfi guração considerável, orientada pelos embates e pressões oriundos dos diferentes discursos dos atores locais envolvidos na formulação e na implementação das políticas públicas educacionais. Conclui-se que a perspectiva do ciclo de políticas contribui na análise dos contextos do processo de formulação de uma política, que abarcaria as influências dos diferentes grupos envolvidos. Da mesma forma, na implementação, o contexto da produção do texto, que normalmente é articulado com a linguagem do interesse público mais geral e se constitui como resultado de disputas e acordos, precisa ser considerado na análise nessa abordagem. E, por último, considera-se o contexto da prática, que é onde a política está sujeita a interpretações e recriação e onde a política produz efeitos e consequências que podem representar mudanças e transformações significativas na política inicial.
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