El programa MUS-E en Badajoz: análisis comparativo y emergente de resultados de su implantación

  • María Rosa Oria Departamento de Ciencias de la Educación, Universidad de Extremadura
  • Carmen Benito Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal, Universidad de Extremadura
Palavras-chave: Educação comparada, análise de conteúdo, contexto desfavorecido, educação musical, programa artístico

Resumo

O Programa MUS-E é uma iniciativa educativa do músico Yehudi Menuhin, desenvolvida nos anos noventa do século passado. No início do século XXI foi implementado em Espanha, começando em diversas cidades uma interessante ação educativa destinada aos mais desfavorecidos. Nesta investigação apresenta-se um estudo, no qual se analisa o conteúdo dos documentos que devem implicar os diferentes atores envolvidos no Programa MUS-E nas escolas da cidade de Badajoz (destinado a promover as artes como ferramenta de integração social, educativa e cultural, para estudantes em risco de exclusão social), comparando-se as entrevistas realizadas a esses mesmos atores. Verificaram-se algumas dificuldades metodológicas formais neste tipo de documentos. Assim, procede-se a uma reflexão sobre o modo como os resultados são apresentados uma vez que há uma grande variedade na interpretação dos próprios itens, se estes refletem a realidade da dinâmica que se põe em prática ao nível organizativo e metodológico, se é eficaz o grau de realização das quatro áreas de trabalho e de avaliação previstas no Programa (convivência/ respeito, coesão/solidariedade, atitudes face à diversidade e criatividade), bem como sobre a valorização que efetuam os referidos atores sobre o próprio Programa. Este trabalho tem sido de grande utilidade uma vez que permite desenvolver um estudo comparativo que apresenta o grau de sucesso conseguido com a implementação do Programa nas diversas escolas.

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Publicado
2014-08-07
Como Citar
Oria, M., & Benito, C. (2014). El programa MUS-E en Badajoz: análisis comparativo y emergente de resultados de su implantación. Indagatio Didactica, 6(3), 175-190. https://doi.org/10.34624/id.v6i3.4016
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática