Bem-Estar Emocional e Implicação: estudo com crianças em Acolhimento Institucional

  • Sofia Andrade Bolseira de Investigação pela Fundação para a Ciência e Tecnologia SFRH/BD/71246/2010, CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
  • Paula Santos CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação, Universidade de Aveiro
  • António Pedro Costa Ludomedia e CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação, Universidade de Aveiro
  • Dayse Neri de Souza CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: abordagem experiencial, acolhimento institucional, bem-estar emocional, implicação

Resumo

O presente trabalho de investigação procura analisar, tendo por base quatro estudos de caso realizados desenvolvidos numa creche e num jardim de infância frequentados por crianças em acolhimento institucional, o modo como as crianças experienciam o currículo, avaliando as variáveis processuais Bem-Estar Emocional (BEE) e Implicação (I). Para cada atividade que as crianças vivenciaram, procedemos à avaliação do BEE e I em duas fases de observação. Os resultados revelaram diferenças entre os dois contextos educativos em estudo, com níveis mais elevados de BEE e I no segundo momento, sugerindo um impacto positivo das iniciativas e ações desenvolvidas em resposta às necessidades e interesses das crianças; da escuta ativa das crianças e no acompanhamento individualizado.

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Publicado
2014-08-07
Como Citar
Andrade, S., Santos, P., Costa, A., & Neri de Souza, D. (2014). Bem-Estar Emocional e Implicação: estudo com crianças em Acolhimento Institucional. Indagatio Didactica, 6(3), 156-174. https://doi.org/10.34624/id.v6i3.4013
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática