Grounded Theory Adaptações ao Contexto da Deficiência e Educação

  • Maria Isabel Camalhão Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), Instituto de Educação, Universidade Lusófona
  • Serafim Camalhão I.S.C.T.E.
Palavras-chave: Deficiência, educação, pesquisa qualitativa, Grounded Theory, Adaptação metodológica

Resumo

As metodologias necessitam de ter em atenção quer o portador de deficiência investigador quer o participante nas pesquisas académicas. No caso da deficiência há que adaptar teorias, técnicas e métodos, para que o investigador portador com deficiência possa realizar uma pesquisa em ciências sociais. Neste artigo surgem as adaptações de uma investigadora com paralisia cerebral e baixa visão à Grounded Theory. O desafio está em conjugar as características da investigadora, da comunidade científica e do campo de pesquisa, num conjunto harmonioso. A estratégia utilizada nesta investigação passou por basear-se numa metodologia em concreto, a Grounded Theory, e procurando respostas aos problemas em todas as metodologias qualitativas, apresentando um desenho de investigação adaptado a uma situação concreta do investigador com deficiência.

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Publicado
2014-08-07
Como Citar
Camalhão, M., & Camalhão, S. (2014). Grounded Theory Adaptações ao Contexto da Deficiência e Educação. Indagatio Didactica, 6(3), 140-155. https://doi.org/10.34624/id.v6i3.4010
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática