Metanálise dos processos analíticos presentes em dissertações de um programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

  • Valderez Lima PUCRS – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
  • Maurivan Ramos PUCRS – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
  • Rosana Gessinger PUCRS – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Palavras-chave: análise de dados, dissertação, análise textual discursiva, metanálise

Resumo

O artigo apresenta resultados de metanálise realizada sobre métodos de análise de dados descritos por mestrandos em dissertações elaboradas no âmbito de um Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Sul do Brasil. Foram analisadas 55 dissertações defendidas no período 2011-2013 com o objetivo de responder à questão: Quais as metodologias de análise escolhidas pelos mestrandos e o que é informado sobre os pressupostos metodológicos por eles assumidos? O estudo, desenvolvido em duas fases, utilizou Análise Textual Discursiva (ATD) como método de análise e se valeu da ferramenta Wordle para gerar uma “nuvem de palavras”, na qual é possível perceber a intensidade com que os termos são usados nos textos. Da análise dessa nuvem emergiram duas categorias de análise: (1) destaque a elementos inerentes ao processo de ATD, e (2) moderada referência aos princípios da ATD. Identifi cou-se que a maioria das pesquisas empregou a ATD como método de análise (43 dissertações) e os mestrandos, nos textos elaborados sobre a metodologia de análise, nomeiam os elementos importantes, na perspectiva teórica da Análise Textual Discursiva como método de análise, mais relacionados com o processo ou operacionalização. Porém, outros elementos também importantes emergem, mas com pouca intensidade. Entre eles, estão aqueles associados aos princípios desse processo de análise, como a auto-organização, e impregnação e a emergência, bem como os associados à finalização do processo que inclui a produção de metatexto, a escrita e a teorização, mostrando que são pouco valorizados ou pouco compreendidos na prática da ATD.

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Publicado
2014-08-07
Como Citar
Lima, V., Ramos, M., & Gessinger, R. (2014). Metanálise dos processos analíticos presentes em dissertações de um programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Indagatio Didactica, 6(3), 125-139. https://doi.org/10.34624/id.v6i3.4007
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática