Avaliação do Letramento Acadêmico de Ingressantes do Curso de Recursos Humanos

  • Heloísa Gonçalves UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense
Palavras-chave: Letramento, Letramento Acadêmico, Leitura, Avaliação de Letramento, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Objetivo deste trabalho foi analisar o letramento, especifi camente leitura e interpretação, dos alunos ingressantes no curso de Recursos Humanos da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Os pressupostos teóricos revisados foram sobre: letramento - Soares (2001), Kleiman (1995), e letramento acadêmico – Fischer (2008) e Oliveira (2009). Quanto ao método, trata-se de pesquisa qualitativa e descritiva que teve como corpus 26 acadêmicos do curso de Recursos Humanos. Para avaliar as competências de leitura dos acadêmicos foram preparadas e aplicadas atividades com base na matriz de Língua Portuguesa para o 3º ano do Ensino Médio do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). A referida matriz é composta por tópicos que descrevem quais habilidades dos alunos devem ser medidas e avaliadas pelo professor. Os resultados desse estudo mostraram que, apesar de não se ter um critério que possa defi nir um indivíduo como letrado ou iletrado na literatura, os alunos responderam adequadamente 70% das questões solicitadas cujo foco era leitura e interpretação.

Publicado
2014-08-07
Como Citar
Gonçalves, H., & Dias, A. (2014). Avaliação do Letramento Acadêmico de Ingressantes do Curso de Recursos Humanos. Indagatio Didactica, 6(3), 86-109. https://doi.org/10.34624/id.v6i3.3998
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática