Formação Tecnológica Docente no Programa UCA: caminhos para um “inédito-viável”

  • Helaine Reis Instituto Federal do Espírito Santo - IFES
  • Helen Marcia Barbosa Silva Secretaria Municipal de Educação de Vitória/ES
Palavras-chave: um computador por aluno, formação profissional tecnológica de docente, práxis pedagógicas, emancipação social

Resumo

O artigo problematiza a experiência piloto da implantação do Programa Um Computador por Aluno – UCA, em escola pública da Rede Municipal de Ensino de Vitória/ES/Brasil. O objetivo foi analisar as contribuições do Programa para a formação profissional tecnológica de professores na perspectiva das subjetividades docentes, práxis pedagógica e emancipação social. A investigação de natureza qualitativa trouxe os procedimentos técnicos e científicos na “pesquisa–ação”, com sua coleta de dados pautada na observação sistemática e participante associada ao diário de campo, à aplicação de questionários e à análise de documentos oficiais. Os resultados indicaram contradições entre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, pelos docentes no cotidiano e no contexto pedagógico; constataram a fragilidade do suporte tecnológico disponibilizado; apontaram que a mudança dos meios requer mudança de concepções e que as práticas de linguagens precisam ser repensadas. Verificou-se que a formação continuada de professores é uma prioridade e que as subjetividades são transformadas neste processo, fortalecendo os objetivos emancipadores da escola.

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Publicado
2014-08-07
Como Citar
Reis, H., & Silva, H. (2014). Formação Tecnológica Docente no Programa UCA: caminhos para um “inédito-viável”. Indagatio Didactica, 6(3), 72-85. https://doi.org/10.34624/id.v6i3.3995
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática