A formação do professor de Ciências e Matemática para a Educação de Jovens e Adultos

  • Rony Freitas Instituto Federal do Espírito Santo
  • Alex Jordane Instituto Federal do Espírito Santo
  • Sidnei Leite Instituto Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Educação em ciências, educação matemática, educação de jovens e adultos, investigação qualitativa em educação

Resumo

A investigação se passa em uma formação continuada de professores de Ciências e Matemática da Educação de Jovens e Adultos (EJA), semipresencial, com doze turmas contendo 30 alunos cada, distribuídas em nove municípios do Estado do Espírito Santo - Brasil. O objetivo deste trabalho foi apresentar o primeiro estágio dessa investigação - o planejamento e a implantação da rede de investigadores no Estado do Espírito Santo para coletar dados na perspectiva naturalística, a fim de organizar as unidades de análise em categorias que se definem ao longo da investigação. Os instrumentos da investigação são questionários, entrevistas, observações e relatos de experiência, mas neste trabalho nos focamos em algumas questões de um primeiro questionário. Os dados produzidos são organizados e analisados de forma colaborativa pela equipe de investigação, utilizando um software de análise qualitativa “WEBQDA”. Trata-se de uma investigação qualitativa, em desenvolvimento, envolvendo professores de Ciências e Matemática de escolas da educação básica situadas em nove polos no Estado. A investigação é uma primeira versão de uma radiografia da sala de aula de Ciências e Matemática na modalidade da EJA que, mais do que conhecer a realidade educacional do Estado, propõe ações e intervenções que estejam em consonância com essa realidade.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2014-08-07
Como Citar
Freitas, R., Jordane, A., & Leite, S. (2014). A formação do professor de Ciências e Matemática para a Educação de Jovens e Adultos. Indagatio Didactica, 6(3), 55-71. https://doi.org/10.34624/id.v6i3.3992
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática