Aportaciones de las salidas al medio natural como actividades de enseñanza y de aprendizaje según profesores en formación

  • E. Costillo Dpto. de Didáctica de las Ciencias Experimentales y de las Matemáticas, Facultad de Educación, Universidad de Extremadura
  • A. B. Borrachero Dpto. de Didáctica de las Ciencias Experimentales y de las Matemáticas, Facultad de Educación, Universidad de Extremadura
  • R. Esteban Dpto. de Didáctica de las Ciencias Experimentales y de las Matemáticas, Facultad de Educación, Universidad de Extremadura
  • J. Sánchez-Martin Dpto. de Didáctica de las Ciencias Experimentales y de las Matemáticas, Facultad de Educación, Universidad de Extremadura
Palavras-chave: saídas para o ambiente, futuro professor, domínio afetivo e cognitivo, Atividades de ensino e aprendizagem, Educação Científica

Resumo

Vários estudos apontam para a importância dos saídas para o meio ambiente no processo de ensino e aprendizagem da Biologia e Geologia. No entanto, existem poucos estudos com foco no domínio cognitivo e afetivo dos professores, muito menos durante a sua formação. Nós estudamos as melhorias que essas atividades representam o ensino e a aprendizagem desses temas na opinião de professores do ensino secundário. Foram analisados 134 reflexões individuais dos professores-alunos, 82 primário e secundário 52. Professores de Serviços observou que as saídas para o ambiente colocados para o aluno uma melhoria no domínio afetivo, cognitivo e habilidades genéricas. O 95,52% relataram que as saídas para o ambiente gerado melhorias cognitivas. Esse percentual é maior em futuras professoras que os homens (98,97% versus 86,49%), as diferenças foram significativas. Não foram detectadas diferenças significativas em estudos com os professores. Atualmente, quando se domina uma visão negativa da ciência entre os alunos é um papel importante para essas atividades. Por isso, é necessário trabalhar essas saídas ao meio natural nos professores em serviço como eles desempenhem um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem dessas disciplinas.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.

Biografia do Autor

A. B. Borrachero, Dpto. de Didáctica de las Ciencias Experimentales y de las Matemáticas, Facultad de Educación, Universidad de Extremadura

Dpto. de Didáctica de las Ciencias Experimentales y de las Matemáticas: Facultad de Educación, Universidad de Extremadura

Publicado
2014-08-07
Como Citar
Costillo, E., Borrachero, A., Esteban, R., & Sánchez-Martin, J. (2014). Aportaciones de las salidas al medio natural como actividades de enseñanza y de aprendizaje según profesores en formación. Indagatio Didactica, 6(3), 10-22. https://doi.org/10.34624/id.v6i3.3983
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática