Impacto do Synectics nas competências criativas de estudantes a frequentar o 2º ciclo do ensino superior

  • Andreia Pereira Universidade de Aveiro
  • Catarina Lélis Universidade de Aveiro
  • Óscar Mealha Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Criatividade, Synectics, Ensino Superior, Potencial Criativo, Pensamento Divergente

Resumo

O presente estudo teve como principal objetivo perceber o contributo do uso da técnica Synectics no desenvolvimento do potencial criativo de estudantes do ensino superior universitário, num contexto de sala de aula. Assumindo uma natureza mista, pretende captar os dados, partindo das perceções dos próprios intervenientes no estudo de caso. Assim, esta investigação envolve o estudo intensivo e detalhado de um pequeno grupo, formado por estudantes a frequentar o Mestrado em Comunicação Multimédia, na Universidade de Aveiro, em Portugal. Recorre a escalas de medida específicas, entre as quais o Teste Pensando Criativamente de Torrance e um Teste de Diagnóstico, desenvolvido na unidade curricular de Criatividade na Comunicação Multimédia, para se poder cumprir com os objetivos definidos neste estudo. Conclui-se, pelos dados coligidos e pela respetiva análise, que a aplicação do Synectics não só ajudou os estudantes a desenvolverem o seu potencial criativo, como também os ajudou a melhor reconhecerem o seu perfil criativo, tendo contribuído para desenvolver a flexibilidade, a originalidade e a fluência das suas respostas, e, simultaneamente, desenvolver e incentivar o pensamento divergente.

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Publicado
2014-12-07
Como Citar
Pereira, A., Lélis, C., & Mealha, Óscar. (2014). Impacto do Synectics nas competências criativas de estudantes a frequentar o 2º ciclo do ensino superior. Indagatio Didactica, 6(4), 112-131. https://doi.org/10.34624/id.v6i4.3971
Secção
Tecnologias da informação em educação