Sexualidade e Género em Campanhas de Prevenção da Infeção por VIH/Sida: «desconstruir para (re)educar»

  • Ana Frias Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro
  • Filomena Teixeira Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação, Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0001-7374-3671
Palavras-chave: Campanhas de Prevenção da Infeção VIH/Sida, Educação em Sexualidade, Sexualidade, Género

Resumo

A infeção por VIH/Sida, um dos mais graves problemas de saúde pública do mundo, afeta atualmente cerca de 35 milhões de pessoas, apesar dos progressivos sinais animadores no sentido de a contrariar, como a diminuição do número de mortes provocadas pelo VIH/Sida, o aumento do acesso ao tratamento, entre outros (UNAIDS, 2014). As campanhas de prevenção da infeção VIH/Sida, uma peça chave na resposta à epidemia, tanto pelo apoio às iniciativas de prevenção como na promoção de um ambiente livre de estigmas e discriminação, veiculam com frequência representações de género múltiplas e conflituantes (Meyer, Santos, Oliveira & Wilhelms, 2004), baseadas em estereótipos de papéis sexuais e de género (OPS, 2010). À luz de uma tão proclamada educação em sexualidade, que permita a aprendizagem de informações culturalmente relevantes e cientificamente corretas (UNESCO, 2010), é possível incorporar a análise crítica destes discursos, que “nunca dizem nada por dizer” (Gregolin, 2007, p.23) e que, impregnados de desigualdades de género (e poder), obstaculizam a prevenção (Pinto-Coelho, 2009; Rogow & Haberland, 2005). Este artigo, inserido no Projeto de Doutoramento em curso, onde se analisam campanhas de prevenção do VIH/Sida produzidas por OG e ONG de Países da CPLP entre 2000 e 2010, procura ser mais um contributo para o debate.

Publicado
2014-12-07
Como Citar
Frias, A., & Teixeira, F. (2014). Sexualidade e Género em Campanhas de Prevenção da Infeção por VIH/Sida: «desconstruir para (re)educar». Indagatio Didactica, 6(4), 164-175. https://doi.org/10.34624/id.v6i4.3962
Secção
Supervisão