Avaliação da qualidade da investigação em Educação: conceptualização de um projeto de investigação

  • Ana Paula Cabral Centro de Investigação ‘Didática e Tecnologia Educativa na Formação de Formadores’ (CIDTFF), Universidade de Aveiro, Portugal & University of Greenwich https://orcid.org/0000-0001-6668-8707
  • Isabel Huet Centro de Investigação ‘Didática e Tecnologia Educativa na Formação de Formadores’ (CIDTFF) & ‘Centre for Higher Education Research and Practice’, University of Kingston https://orcid.org/0000-0002-6215-0448
Palavras-chave: avaliação, qualidade, investigação

Resumo

A investigação apresenta-se atualmente como um dos principais motores do crescimento económico e da competitividade. Neste contexto, a avaliação da sua qualidade aparece como uma área privilegiada de ação e investimento.

Este artigo apresenta a conceptualização de um projeto de investigação em curso no Centro de investigação ‘Didática e Tecnologia Educativa na Formação de Formadores’ (CIDTFF) sobre a avaliação da qualidade da investigação.

Pretende-se apresentar a contextualização do estudo, a metodologia adotada e resultados esperados procurando resultar numa contribuição integradora da temática da avaliação da qualidade da investigação centrada no desenvolvimento de estratégias e instrumentos que promovam a implementação de uma cultura de qualidade ao nível institucional.

A estreita colaboração com a gestão do CIDTFF e seus investigadores permitiu o desenho de uma Matriz Institucional de Avaliação da Qualidade da Investigação, a organização do Workshop Qualidade da Investigação e a recolha de dados através do Questionário Qualidade da Investigação em Educação.

Espera-se que os resultados obtidos permitam a criação de instrumentos de apoio ao desenvolvimento de investigação de excelência e a promoção de uma cultura de qualidade.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2014-12-07
Como Citar
Cabral, A., & Huet, I. (2014). Avaliação da qualidade da investigação em Educação: conceptualização de um projeto de investigação. Indagatio Didactica, 6(4), 151-163. https://doi.org/10.34624/id.v6i4.3959
Secção
Avaliação em educação