Avaliação da qualidade da investigação em Educação: conceptualização de um projeto de investigação
Resumo
A investigação apresenta-se atualmente como um dos principais motores do crescimento económico e da competitividade. Neste contexto, a avaliação da sua qualidade aparece como uma área privilegiada de ação e investimento.
Este artigo apresenta a conceptualização de um projeto de investigação em curso no Centro de investigação ‘Didática e Tecnologia Educativa na Formação de Formadores’ (CIDTFF) sobre a avaliação da qualidade da investigação.
Pretende-se apresentar a contextualização do estudo, a metodologia adotada e resultados esperados procurando resultar numa contribuição integradora da temática da avaliação da qualidade da investigação centrada no desenvolvimento de estratégias e instrumentos que promovam a implementação de uma cultura de qualidade ao nível institucional.
A estreita colaboração com a gestão do CIDTFF e seus investigadores permitiu o desenho de uma Matriz Institucional de Avaliação da Qualidade da Investigação, a organização do Workshop Qualidade da Investigação e a recolha de dados através do Questionário Qualidade da Investigação em Educação.
Espera-se que os resultados obtidos permitam a criação de instrumentos de apoio ao desenvolvimento de investigação de excelência e a promoção de uma cultura de qualidade.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0