Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico

  • Gabriela Gonçalves Instituto Superior de Engenharia do Porto
  • José António Fernandes Universidade do Minho
  • Maria Manuel Nascimento Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro https://orcid.org/0000-0002-3913-4845
Palavras-chave: Aprendizagem da Estatística, Inferência, Testes de Hipóteses, Enfoque Ontossemiótco

Resumo

Neste artigo estudam-se os conflitos semióticos experimentados por 223 alunos da Licenciatura de Engenharia Informática, do Instituto Superior de Engenharia do Porto, no ano letivo 2012-2013, na resolução de um problema envolvendo testes de hipóteses para a média. Usando como modelo teórico o Enfoque Ontossemiótico do conhecimento e do ensino da matemática, analisaram-se os conflitos matemáticos implícitos nas respostas dos alunos, assim como os objetos e processos matemáticos utilizados, para caracterizar os possíveis conflitos semióticos que conduziram a respostas incorretas. Em termos de resultados, para além da elevada percentagem de alunos que não responderam às questões salienta-se a existência de vários conflitos semióticos associados à formulação das hipóteses e ao cálculo da probabilidade do erro tipo I.

Publicado
2014-12-07
Como Citar
Gonçalves, G., Fernandes, J., & Nascimento, M. (2014). Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico. Indagatio Didactica, 6(4), 37-56. https://doi.org/10.34624/id.v6i4.3917
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática